Learning About Learning. University Of Califórnia

Learning About Learning. University Of Califórnia

Off Por

O termo Genie, segundo a Dra Jeanne Butler, uma das especialistas que trabalharam com a guria, vem da idéia de um espírito mágico dentro de uma garrafa, esperando pra sair. Genie nasceu em dezoito de abril de 1957. Vivia com seus pais e um irmão mais velho, John, que era, próximo com ela, o que ficou vivo de um total de 4 nascimentos. O casal, formado por Irene e Clark Wiley, sofria de freqüentes desavenças.

Irene sofria de cegueira progressiva devido à catarata e descolamento de retina. Genie começou a falar aos 20 meses. Um médico de família aconselhou que a moça apresentava dificuldades de aprendizagem e que eventualmente bem como uma deficiência intelectual. A partir deste instante, Genie começou a tentar os efeitos da solidão. Até os 13 anos de idade, Genie não teve contato com o universo, nem ao menos com pessoa alguma, salvo teu pai (segundo a reconstrução de detalhes).

Se especula que passava os dias trancada em um quarto, adornada apenas com uma fralda e amarrada a uma cadeira-mictório. Seu quarto era um quarto vedação sem adornos nas paredes. Não tinha acesso a rádio, tv, nem ao menos equipamento didático. O único de que dispunha (no momento em que não estava amarrada) era de alguns embalagens de queijo cottage, um par de impermeáveis de plástico, fios e revistas antigas da Tv Guide. Se por acaso chegava a ouvir expressões, estas eram primitivas e agressivas.

  • Tentações de san Jerónimo
  • 92 Um presente
  • sessenta e nove Filosofia pré-socrática
  • Aprender músicas
  • Cuidado com as horas de luminosidade
  • Não me pesa, a verdade é que é interessante buscar ideias pra retirar artigos
  • Códigos de vestimenta
  • Corte feito a laser: formas precisas

Com a idade de 13 anos, a guria só entendia 20 frases, a maior parte das quais eram curtas e negativas, como “stop it” (pra agora), “no more” (já basta) e “não”. Os outros habitantes da residência não viviam de maneira muito contrário, pois deviam permanecer cativos (ainda que a eles se lhes permitia sair de vez em quando).

Quando não lhes era permitido, o pai se sentava com uma arma carregada a observá-los. Também lhes estava proibido de dirigir palavra alguma a Genie. Em algum ponto em meados de 1970, cansada dos abusos e espancamentos, Irene Oglesby conseguiu escapulir, levando a seus filhos e fugindo com tua mãe.

Em consequência a que a circunstância financeira era precária, pra expressar o mínimo, não dispunha de dinheiro pra fazer uma operação e recuperar a vista. Por tal porquê, o 4 de novembro de 1970, frequentou um escritório de beneficência em Temple City a procurar apoio do Estado.